logo-menu-claro

4 DICAS PARA MONTAR SEU HOME OFFICE

espaco-adequado-ao-seu-home-office-01.jpg

Navegue pelo conteúdo

ESPAÇO ADEQUADO AO SEU HOME OFFICE

home office, termo em inglês utilizado para “trabalho em casa”, tem sido nos últimos anos, uma prática cada vez mais comum no Brasil que, em tempos de quarentena, foi potencializado perante a necessidade do distanciamento social.

Sendo assim, muitas pessoas precisaram se adaptar de forma ágil a essa realidade em suas residências e, muitas vezes, não é da maneira mais adequada à sua saúde psicológica e física, onde acaba exercendo suas atividades em um ambiente desconfortável, forçando-a a querer finalizar suas tarefas e sair dali, o mais rápido possível, afetando diretamente no seu conforto e bem-estar, afinal de contas, a jornada de trabalho consome várias horas do seu dia.

Pensando nessa questão, resolvi reunir algumas dicas e truques a serem aplicados no ambiente que podem melhorar consideravelmente o seu desempenho e rendimento com relação à prática do home office, diminuindo no nível de stress e, consequentemente, elevar a sua produtividade lá em cima!

espaco-adequado-ao-seu-home-office-01.jpg

 

01 – O primeiro tópico a se discutir é um dos mais importantes: ergonomia, que nada mais é do que o estudo científico das relações entre o homem e a sua ferramenta de trabalho, ou seja, a relação entre o posicionamento da cadeira, altura da mesa com a postura do usuário.

Para ajustar à ergonomia correta, são necessários três itens principais:

Cadeiras confortáveis, que possuam regulagem de altura, permitindo o ângulo de 90° entre o braço e antebraço, profundidade no assento que acomode a coxa por completo e regulagem de encosto.

Posição do Monitor, que deve ficar do alinhamento dos olhos para baixo e em cerca de 50 cm de distância do rosto.

Por fim, a profundidade da mesa que é recomendada o mínimo de 60 cm para que haja distanciamento correto do monitor com relação ao rosto e espaço adequado para escrever e apoiar os braços.

 

espaco-adequado-ao-seu-home-office-02.png

Existem alguns sites que calculam a dimensão correta desses móveis, para cada pessoa, de acordo com a sua altura, o Blitz results é um deles, no qual você pode calcular clicando aqui.

02 – Outro tópico muito influente no rendimento, é uma iluminação adequada. Recomenda-se o proveito de luz natural para o espaço do home office pois, pesquisas apontam que, além de economizar energia, o sol nos torna mais criativos, trazendo o bem-estar. Porém, como nem sempre é possível obter luz natural numerosa, deve-se atentar à disposição da luz artificial.

 

espaco-adequado-ao-seu-home-office-03.jpg

 

Além disso, a cor da luz é outro fator de grande influência no desempenho das atividades, pois quando precisamos de atenção, como é o caso de tarefas do trabalho, é indicado iluminação fria, que são as mais azuladas entre 4000 e 6500k, sendo o oposto de áreas de descanso que é recomendado as de temperatura quente.

03 – Mais um tópico que temos de grande importância no assunto de home office, é o uso das cores que podem melhorar em 73% a compreensão, entre 55% e 68% o aprendizado e em 40% a leitura. Acertar na escolha influenciará totalmente no aproveitamento e, em casos de pequenos ambientes como um escritório em casa, temos algumas sugestões:

 

espaco-adequado-ao-seu-home-office-04.png

 

Azul – estimula a criatividade e produtividade;

Verde – ajuda a se concentrar e relaxar;

Laranja-claro – estimula e energiza.

Procure misturar tons, usar outras cores combinadas, pontue a cor escolhida em uma parede, textura ou em objetos do ambiente e aplique tons neutros como branco e cinza para manter a leveza no ambiente, o que ajuda no foco.

04 – Para o espaço como um todo garantir melhorias, não pode se deixar de lado o conforto ambiental.

Começando pelo tópico do conforto térmico, em caso de ambientes frios, pode-se aplicar pisos quentes como madeira, tapetes e janelas de vidro com entrada de luz solar, que ajudam na sensação térmica. Já para ambientes quentes, pode-se implantar piso frio de cerâmicas, tecidos que respirem e buscar uma posição para usufruir de uma ventilação cruzada, poupando gasto de energia.

espaco-adequado-ao-seu-home-office-05.jpg

 

Para o conforto acústico, é possível adaptar cortinas e tapetes que abafam os sons externos, ou em casos mais extremos, aplicar um forro com material acústico.

Por fim, o conforto visual é completamente vinculado à organização do ambiente, sendo essencial para uma mente ficar livre para produzir. Esconder os fios à mostra, armazenar papeis em pastas, utilizar um armário fechado para arquivos e objetos auxiliam na organização do ambiente, ajudando a sua produtividade durante o tempo de uso no espaço.

Arquiteta e Urbanista - Regina Fernandes

Autora

Regina Fernandes

Regina Fernandes, natural de Campinas-SP, é formada em arquitetura e urbanismo. Começou na arquitetura em 2013, quando começou a trabalhar como auxiliar de projetos, a partir de então, o fascínio pela arquitetura só aumentou, foi quando decidiu fundar o Studio Arqstyle um escritório de arquitetura focado em arquitetura de alto padrão.

Compartilhe

Deixe seu comentário